O poder da embalagem é muito maior do que podemos supor e o design de embalagens é crucial nesse desafio. Imagine que você entre no site de uma loja virtual e encontre dezenas de produtos iguais, de marcas desconhecidas, sem grandes especificações. Como você vai decidir qual marca comprar? De fato, a embalagem vende tanto quanto o próprio produto. Por isso, o apelo visual é parte fundamental no sucesso da venda. Gostou do tema e quer entender um pouco mais? Continue com a gente!
Como usar o Design Thinking no desenvolvimento de embalagens?
O PODER DA EMBALAGEM NO PROCESSO DE COMPRA
Que a embalagem tem efeito no comportamento de compra, disso ninguém duvida. Mas segundo pesquisas, 60% dos brasileiros avaliam a embalagem como mais importante até mesmo que a própria marca. Além disso, para a maioria dos produtos, a comunicação visual da embalagem é o único diálogo do produto com o cliente.
Nesse cenário, um planejamento gráfico eficiente, rótulo informativo e formato modernos são essenciais para despertar o interesse do consumidor. E existem diversas técnicas para tornar um produto atraente pela embalagem.
A embalagem do seu produto e sua relação com a identidade da marca
Empresas do setor alimentício costumam mostrar imagens dos pratos prontos, especialmente quando o produto não possui aparência apetitosa (caso de carnes). Fabricantes de medicamentos para a terceira idade, por sua vez, encontraram em imagens de idosos felizes (em estado pleno de bem-estar) uma fórmula para fazer seus fármacos tornarem-se mais atrativos ao seu público. Até as cores e grafias fazem diferença na psicologia do consumidor: produtos com tipografias clássicas, em cor preta ou dourada, sugerem o estilo “premium”.
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A ESCOLHA DE UMA EMBALAGEM
O poder da embalagem é indiscutível. Suas informações são capazes de evocar sensações, épocas e acontecimentos, conquistando o cliente por meio de uma linguagem que, muitas vezes, é não verbal. No entanto, é bom lembrar que uma péssima embalagem é também capaz de transformar produtos excelentes em verdadeiros micos do varejo. Especialmente no caso de bens de consumo não duráveis, os clientes tendem a enxergar produto e embalagem como um componente único, indissociável.
8 dicas para criar uma boa embalagem
O poder da embalagem é indiscutível. Suas informações são capazes de evocar sensações, épocas e acontecimentos, conquistando o cliente por meio de uma linguagem que, muitas vezes, é não verbal. No entanto, é bom lembrar que uma péssima embalagem é também capaz de transformar produtos excelentes em verdadeiros micos do varejo. Especialmente no caso de bens de consumo não duráveis, os clientes tendem a enxergar produto e embalagem como um componente único, indissociável.
8 dicas para criar uma boa embalagem
Assim, o desleixo com embalagens pode sinalizar que seu produto não tem qualidade. Isso porque o consumo não se restringe à aquisição da mercadoria: trata-se de uma busca de satisfação do prazer imaginário, refletido na imagem da mercadoria adquirida. Se a imagem de seu produto é ruim, qual a chance de ele ser bem-sucedido?
Algumas dicas para você acertar na embalagem:
CAPRICHE NO DESIGN
O design deve estar em sintonia com o perfil do seu público, fato que deve influenciar o formato, material, tipografia e cores. Mostre por meio de imagens as virtudes de seu produto, o que ele agrega ao seu consumidor. Lembre-se de que, se até algumas décadas atrás, a embalagem tinha a função de apenas proteger o produto, hoje ela incorpora a comunicação da empresa com o cliente, amplia o tempo de vida do produto e, principalmente, torna-o compreensível. Esse detalhe impacta a experiência de compra.
Como fazer uma boa embalagem de produto?
UNA ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE
Esses dois fatores não necessariamente são opostos. É possível encontrar embalagens mais baratas e, ao mesmo tempo, ecológicas. Quem pode testemunhar sobre isso são as indústrias de bebidas, que desenvolveram embalagens sustentáveis para envasar água mineral, ou por exemplo, as embalagens de aço que são 100% recicláveis.
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NÃO ABRA MÃO DA PUBLICIDADE
Uma embalagem não pode ser um pacote impessoal, árido e sem nenhuma comunicação com o consumidor. Durante alguns segundos, o cliente vai manusear seu invólucro, e perder esse diálogo é um desperdício de publicidade à sua loja online. Aproveite o espaço para fortalecer sua identidade visual, divulgar promoções de outros produtos ou anexar folders/catálogos portáteis em suas caixas.
Compreendeu o poder da embalagem dos seus produtos e está pensando em como alavancar o seu negócio? Entre em contato e vamos bater um papo. Será um prazer ajudar a sua marca!