O material básico usado para a fabricação das latas é o aço. O primeiro passo para o processamento do aço é a produção do ferro fundido. Isso é feito misturando-se basicamente o minério de ferro, coque e calcário utilizando-se altas temperaturas no alto-forno. O ferro fundido é colocado em um recipiente com uma porcentagem de aço reciclado e outros químicos, depois se injeta oxigênio e a mistura é submetida a alta temperatura para a produção do aço.
O aço usado para a confecção das latas costuma ser processado e transformado em grandes bobinas e então transportado para a fabricação da folha de aço. Durante a fabricação é aplicada uma fina camada de estanho, formando as folhas de flandres, ou uma camada de cromo, formando as folhas cromadas. Esses revestimentos são utilizados para proteger o aço da oxidação.
Bobinas de aço (flandres ou cromo) são então enviadas aos fabricantes de embalagem. Para alimentos ácidos, como os derivados de tomate, é necessária aplicação interna de estanho e verniz. Isso é feito na fábrica produtora da lata antes da confecção dos corpos da embalagem. Os revestimentos são não tóxicos, seguros, elásticos e resistentes. Mais de 50 tipos de revestimentos foram desenvolvidos e testados para aplicação em embalagem de aço para contato com alimentos não representando qualquer risco a saúde.