Hoje em dia, desenvolvimento sustentável não é mais apenas moda. É uma questão de conscientização geral quanto às responsabilidades que as pessoas, os governos e as empresas devem ter sobre como trabalhar sustentabilidade para cuidar melhor do nosso planeta.
A Organização das Nações Unidas (ONU) define o desenvolvimento sustentável como “aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades e aspirações”.
Mas como essa definição pode ser aplicada às embalagens a fim de evitar que continuem sendo tratadas como produtos descartáveis? Acompanhe o nosso post!
OS TRÊS PILARES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Existem três vieses principais dentro do conceito de sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Para um produto ser ambientalmente correto, deve praticar, durante toda a cadeia produtiva, consumo consciente de insumos, cuidar da geração de resíduos, possibilitar o reuso de materiais etc.
O âmbito social envolve a governabilidade: garantia de direitos humanos, investimentos comunitários de qualidade, boas condições de trabalho, saúde, nutrição e segurança da população.
Não menos importante, quaisquer que sejam as construções, as políticas públicas e os produtos, eles devem ser criativas, economicamente viáveis, com transparência das finanças e atenção aos objetivos financeiros.
O PAPEL DAS EMBALAGENS
É inegável o valor das embalagens no posicionamento de mercado das empresas. Há muito tempo deixaram de ter apenas a função de proteger o conteúdo durante o estoque e transporte, se transformaram em uma maneira de se comunicar com os clientes.
A embalagem representa o primeiro contato entre consumidor e empresa. Precisa carregar consigo informações sobre os valores propagados pela marca e ser eficiente no processo de captação e venda do produto.
Assim, o processo de elaboração das embalagens deve ser executado com toda a atenção e por profissionais especializados. São eles que vão definir as estratégias comunicativas mais eficientes, escolher materiais adequados e pesquisar se o resultado final corresponde aos objetivos definidos.
COMO TRABALHAR SUSTENTABILIDADE GERA VALOR PARA A MARCA
Há possibilidades de reduzir as agressões ao meio ambiente e agregar valor ao seu produto por meio de algumas medidas:
ECONOMIA DE RECURSOS
É imprescindível promover a mentalidade do consumo consciente de insumos, como a água, energia elétrica e materiais naturais. Você pode usar, por exemplo, madeira oriunda de áreas reflorestadas; um sistema de limpeza e reuso da água; além de investimentos em fontes de energia limpa, como luz solar e ventos.
Também é interessante, para a empresa, exigir as certificações de qualidade e de origem dos materiais naturais — várias companhias já sofreram graves críticas de organizações, como o Greenpeace, por não se certificarem corretamente e precisaram reelaborar integralmente seus processos produtivos.
FACILITAÇÃO DA RECICLAGEM
A reciclagem é o meio mais eficiente de economizar materiais, especialmente aqueles com degradação natural mais demorada e tóxica para o meio ambiente, como vidro, plástico, metal e borracha. Todos eles podem ser manipulados novamente e originar novos produtos.
ATENÇÃO À EQUIPE DE PRODUÇÃO
Como visto, o aspecto social é fundamental dentro do conceito de sustentabilidade. Garanta que a sua empresa e os seus fornecedores deem aos funcionários condições de trabalho e tratamento dignos.
Também é excelente promover um ambiente de trabalho colaborativo: aqueles que cuidam de perto de cada etapa da produção certamente têm ótimas ideias de como deixar o processo mais eficiente.
CONTENÇÃO DE GASTOS
As medidas que favorecem a sustentabilidade normalmente demandam investimentos altos, a princípio. No entanto, trazem benefícios significativos a longo prazo, principalmente nos custos básicos de funcionamento da empresa. Isso se reflete no valor final dos produtos e, consequentemente, na satisfação dos clientes.
VANTAGENS DAS EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS
- São, ao mesmo tempo, mais eficientes e menos complicadas de manusear durante uso, armazenagem e transporte dos produtos;
- melhoram o branding da empresa;
- geram bom retorno financeiro, pois se gasta menos para produzir mais;
- têm forte apelo competitivo no mercado;
- contribuem com a mudança de mentalidade e comportamento dos consumidores com relação à gestão ambiental e social.
No caso da nossa empresa, já ressaltamos diversas vezes o fato de o aço, nossa matéria prima, ser o material mais reciclado e reciclável do mundo. Mais de 385 milhões de toneladas são recicladas no planeta por ano, só no Brasil cerca de 300mil toneladas de latas de aço pós consumo retornam para o processo de reciclagem. Assim como no resto do mundo, o mercado de sucata de aço no nosso país é bastante sólido, pois as indústrias siderúrgicas precisam da sucata para fazer um novo aço, ou seja, cada usina siderúrgica é uma planta de reciclagem. O aço é 100% reciclável, sua sucata pode ser transformada infinitas vezes em um novo aço sem perda de qualidade. Além do fato que nossas latinhas podem facilmente ser transformadas em belos itens decorativos, promovendo assim a reutilização do material.
FONTE: blog.sulprint.com.br