A embalagem industrial procura proteger um produto durante o seu transporte, de um ponto a outro, e tem um papel fundamental na cadeia logística. Podem ser transportadas entre fornecedores da mesma indústria ou entre diferentes empresas. Além disso, a embalagem industrial busca otimizar a rede de fornecimento e os custos em logísticas.
Quais são os tipos mais comuns de embalagens na indústria?
Existem 3 tipos de embalagens. São eles:
- Embalagem Primária: está em contato direto com o produto comercializado. A primária é a que o consumidor final vê com mais frequência, pois é onde o produto se encontra.
- Embalagem Secundária: armazena as embalagens primárias. Conhecida como embalagem industrial, pode ou não chegar até o cliente final. E ainda pode ser encontrada com a nomenclatura “caixa inner”.
- Embalagem Terciária: tem como intuito agrupar as mercadorias e simplificar o transporte seguro desses produtos em grandes quantidades. Dificilmente é identificada pelo cliente final. Também é conhecida como “caixa master”.
O que distingue a embalagem de consumo da embalagem industrial?
Agora que compreendemos um pouco melhor sobre os principais tipos de embalagens que são disponíveis no mercado, é interessante conseguir distinguir entre a embalagem ao consumidor final e a embalagem industrial. No final das contas, são produtos com características e finalidades diferentes.
A embalagem de consumo, normalmente é aquela que tem o contato direito com o produto final. Essencial para preservar a qualidade daquela mercadoria e também manter suas propriedades físicas e químicas. Ou seja, são consideradas como embalagens primárias.
Entretanto, a industrial não entra em contato direto com o objeto. Ao ser removida, ela não muda os atributos daquela mercadoria. Isto é, embalagens secundárias ou terciárias podem ser classificadas como embalagens industriais.
Como evitar o acúmulo de embalagens?
No entanto, a embalagem tem se tornado cada vez mais importante quando o assunto é sustentabilidade. Apesar de ser fundamental para a indústria e as empresas, as embalagens ainda caracterizam uma grande geração de resíduos e de impacto ao meio ambiente.
Por esse motivo, a inovação da embalagem tem que ser constante e, atualmente, é possível encontrar matérias-primas que são biodegradáveis ou recicláveis.
O cuidado com a produção e a utilização de embalagens tem ganhado protagonismo e nós da Metalgráfica Palmira, buscamos as melhores alternativas que não prejudicam o meio ambiente.