O que te vem à mente quando alguém diz a palavra “marketing”? Um anúncio na TV ou na revista? Um site? Apesar de tudo isso realmente ter a ver com marketing, o fato é que poucas pessoas costumam relacionar essa palavra também ao design de embalagens. O que, no final das contas, acaba sendo um erro, já que ter uma boa embalagem, bem projetada e desenhada, pode impactar positivamente as vendas tanto quanto um bom anúncio ou um bom site.
Você sabe por que as embalagens têm tanta influência nos números de uma empresa? Ou como um bom design pode fazer com que elas vendam ainda mais? Continue com a gente e confira a seguir!
A EMBALAGEM COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
Sabemos que grande parte das informações enviadas para o nosso cérebro ao longo do dia são visuais. E por isso mesmo, ele se acostumou a processá-las até 60.000 vezes mais rapidamente do que processa outros tipos de informações. Portanto, ter uma embalagem com um bom apelo visual pode, cientificamente, ajudar a sua marca a se destacar ainda mais perante as outras e a ser lembrada facilmente pelas pessoas.
Como a embalagem pode se tornar o seu diferencial
Mas, claro, não é só nesse ponto que esse tipo de design pode impactar no volume de vendas da sua empresa. Ela também pode ajudar na tomada de decisões.
AJUDA NA TOMADA DE DECISÕES
Por estampar do lado de fora do produto quais são os seus ingredientes, informações nutricionais e até diferenciais frente aos concorrentes, a embalagem ajuda na tomada de decisão dos clientes. Informações essas que, inclusive, podem mudar até mesmo de comércio para comércio. E isso sem falar de como o design pode criar valor para uma determinada marca.
A importância da embalagem para as vendas
Uma embalagem produzida com um bom design pode criar uma boa relação com o consumidor, aumentando ainda mais o valor daquele produto. Por exemplo, com a crescente preocupação das pessoas com o meio ambiente, embalagens que sejam eco-friendly (ou amigáveis com a natureza), tendem a se destacar e a cativar um bom número de consumidores, como as embalagens de aço. E esse tipo de cuidado com detalhes é sempre bem-vindo e ajuda a construir o peso da marca no mercado.
A ESTOCAGEM INTELIGENTE DO PRODUTO
Não podemos deixar de falar também de outra forma como uma embalagem impacta nas vendas: a forma com que ele ajuda a estocar os produtos.
Vamos supor que você trabalha com algum tipo de produto que será exportado, por melhor e mais eficiente que seja o meio de transporte desse produto, é preciso pensar também em um tipo de embalagem que o deixe seguro durante o caminho e que, em caso de alimentos perecíveis, os mantenha frescos e nutritivos por um bom tempo.
Como a embalagem pode definir o sucesso da empresa?
O bom design de embalagens pode ajudar em vários pontos a sua empresa a aumentar as vendas e, até mesmo, a reduzir os gastos com produção. Por isso, lembre-se sempre que ter uma boa embalagem vai muito além de ter apenas um design bonito. Quer levar o design de embalagens da sua empresa a outro nível? Conte com a Palmira para te ajudar! https://www.palmira.com.br/novidades/#contato
Fonte: Associação Brasileira de Automação