SAIBA COMO ADEQUAR AS EMBALAGENS PARA O COMÉRCIO

Além de sua funcionalidade principal, que é armazenar e garantir a integridade do produto, a embalagem é conhecida também como uma ferramenta de marketing. Por ser a primeira conexão entre o cliente e a marca, o design que ela apresenta é uma preocupação recorrente entre as empresas, o que resulta em diversas adaptações e mudanças ao longo do tempo.

Seu desenho deve ser bonito, chamativo, prático e conveniente. O rótulo deve passar informações atrativas e que criem um vínculo entre o consumidor e o produto. Esses são critérios levados em conta não só em grandes corporações, mas também em micro, pequenas e médias empresas para aumentar a visibilidade do negócio.

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Contudo, esses não são os únicos cuidados a serem tomados no momento da criação de embalagens para comercialização. O comércio estabelece uma série de padrões a serem seguidos nas embalagens de produtos. A conservação da mercadoria, o transporte, a rotulação e o uso do código de barras são os critérios mais relevantes.

A embalagem muito além da função de transporte

Deseja saber como adequar suas embalagens para comércio? Neste post explicaremos os parâmetros que devem ser modificados de acordo com os padrões do comércio. Confira!

CONSERVAÇÃO DO PRODUTO

A função de conservação do produto está relacionada à função primária das embalagens, principalmente no que diz respeito aos itens perecíveis. Embora pareça óbvio, muitas empresas pecam na escolha da embalagem mais adequada ao seu tipo de produto. O primeiro aspecto a ser considerado é a segurança da mercadoria. É preciso evitar ao máximo as adulterações e violações, visto que elas podem comprometer a própria saúde do cliente.

A saída para evitar esse tipo de ocorrência é apostar em embalagens que dificultem a intrusão (embalagens do tipo blister, por exemplo) ou que evidenciem algum tipo de violação que a mercadoria possa ter sofrido. Outro aspecto é relativo à deterioração do produto. Para prolongar a vida útil, a embalagem deve controlar fatores ambientais como a umidade e a luz, e assim evitar o desenvolvimento de micro-organismos. Um exemplo bastante utilizado no ramo alimentício são as embalagens cartonadas.

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TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO

A integridade do produto também está comprometida nos processos de transporte e distribuição. Especialmente na atividade de empilhamento de itens, eles ficam expostos a vários riscos, como vibração, compressão e choques. Quando a embalagem não é adequada, esses impactos físicos e mecânicos podem tornar um item impróprio para uso e, é claro, para comércio.

Rotulagem

O rótulo não é apenas um local para passar algumas informações atrativas e despertar o interesse do público. Existem leis que regem a rotulagem de embalagens para comércio, cujo descumprimento impossibilita a comercialização dos produtos.

Em primeiro lugar, para todos os setores, existem algumas informações que devem obrigatoriamente estar contidas nos rótulos. Segundo o Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados, são elas: firma; número de inscrição no CNPJ; a localidade, rua e número do estabelecimento; a expressão “Indústria Brasileira”; e outros elementos — quando necessários — como “Isento do IPI” ou “Amostra Grátis”.

As informações existentes no rótulo devem abranger características, composição, quantidade, garantia, preço, origem e prazos de validade. Tudo isso de forma clara, precisa e correta. O fabricante não pode omitir quaisquer informações ou fornecer informações que não refletem a realidade.

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USO DO CÓDIGO DE BARRAS

O código de barras está presente na embalagem de todos os produtos. Ele ajuda na identificação das mercadorias, auxiliando não só no momento da venda, mas também na verificação de processos internos, como o controle de estoque. Ou seja, produtos codificados facilitam a gestão de uma empresa. Esse código pode ser impresso diretamente na embalagem ou em uma etiqueta posteriormente aplicada. Portanto, já no momento da elaboração do invólucro, é preciso se atentar a alguns detalhes para garantir a qualidade da impressão do código de barras.

Tendências no desenvolvimento para embalagens de produtos

Levar em conta questões como transparência na rotulagem, conservação da integridade do produto, adequação ao transporte e o uso correto do código de barras são tão importantes quanto considerar a atratividade ao cliente. Adequar as embalagens para o comércio significa incorporar os elementos necessários para garantir presença no mercado competitivo.

Agora que você já sabe como adequar as suas embalagens para comércio, descubra como ela pode se tornar o diferencial de uma empresa!

Fonte: Associação Brasileira de Automação.

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